Shemagh - Keffiyeh gera POLÊMICA por desconhecerem sua verdadeira origem e utilidades

Shemagh - Keffiyeh gera POLÊMICA por desconhecerem sua verdadeira ORIGEM E UTILIDADES!

Pesquisando, encontramos uma, de tantas matérias interessantes, para colocar um ponto final em polêmicas desnecessárias. Shemagh ou Keffiyeh como é conhecido, atualmente é utilizado até mesmo em esportes, como por exemplo, no Airsoft, por ter inúmeras utilidades. E ainda livra você dos mosquitos 😬👀

VAMOS lá, nos ajude, nos acompanhe e deixem seus comentários. Você é contra o uso de Shemagh, é a favor, e por que? O BLOG é seu.👊


Shemagh - Keffiyeh: Uso pelo BOPE no Rio vira polêmica


Embora o acessório tenha chamado atenção nos últimos dias, ele foi implementado como parte do uniforme do BOPE em 2015
Daniela de Paula
Colaborou Gabriel Oliveira


RIO - A imagem dos homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) usando lençospara cobrir o rosto durante uma operação realizada na quinta-feira, no Complexo do Alemão, chamou a atenção. O uso do shemagh ou keffiyeh, tradicional lenço “palestino”, por alguns policiais militares durante operações nas comunidades do Rio, vem provocando polêmica.

Feito de algodão, ele substitui a balaclava, mais conhecida como touca ninja, por ter mais proteção contra a poeira e a excessiva exposição solar. O acessório foi implementado ao uniforme da corporação, em 2015, quando o BOPE passou a usar a farda verde camuflada em região de favelas cerca por mata.

O cônsul honorário de Israel, Osias Wurman, disse que tomou um susto quando viu, no jornal, uma foto dos militares com o lenço. Ele pensou que fosse uma imagem do Oriente Médio. Ao ler a legenda, notou que se trata do Rio de Janeiro, que vem vivendo uma onda de violência. Wurman classificou o uso do pano pelos PMs como um absurdo:

— Não é só no Alemão, também vi em manifestações em São Paulo. Lamento profundamente que um símbolo como o Keffiyeh esteja sendo usado em cenas de violência como conflitos em comunidades e em ações de depredações. Isso é muito danoso para o povo palestino. Isso provoca no subconsciente das pessoas aquele indesejável sentimento de Islamofobia. As pessoas ligam os palestinos à violência. Esse mesmo lenço é visto durante protestos no mundo inteiro. Esse simbolo deveria ser respeitosamente usado em causas de interesses palestinos — afirmou o cônsul de Israel.

No entanto, o cônsul diz que não é contra os policiais preservarem suas identidades:

— Mas existem outros meios para isso, como as toucas ninja, por exemplo. Não sou contra os policiais taparem os rostos, mas não podem fazer isso com objetos que representam um povo ou que está ligado a uma religião — acrescentou.

A Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ), por sua vez, não considera ofensiva a adoção do keffiyeh pela polícia. A entidade explica que o lenço não é usado somente pelos muçulmanos, mas também por árabes de todas as religiões, e acrescenta que o keffiyeh foi criado pelo povo beduíno, nativo dos desertos, apenas como uma forma de proteção contra o sol.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a SBMRJ explica que, com o passar do tempo, o lenço foi incorporado à cultura árabe, mas sem ser associado a uma religião específica, e frisa que considera natural a polícia substituir a balaclave por um tecido mais apropriado para o calor do Rio.

O antropólogo e ex-capitão do BOPE, Paulo Storani, concorda com a posição da SBMRJ, e reitera que o lenço não é uma representatividade de um povo específico e importante, porque tem a mesma função da balaclave, mas com um diferencial:

— O lenço tem a mesma finalidade por não permitir a identificação do policial, mas não aquece tanto como a balaclave, por causa do tecido.

Segundo Storani, o acessório é usado pelo Bope pela padronagem do tecido, para proteger as partes descobertas como cabeça e pescoço, e a balaclave, de acordo com ele, não é apropriada para a temperatura do Rio.

A Polícia Militar informou, em nota, que os lenços “palestinos” também conhecidos como “shemagh” tem uma aplicação ampla e contribuem no teatro de operação:

Eles são utilizados para proteção do rosto do policial ao sol a estilhaços, e facilitam na locomoção em área de mata. Tem a funcionalidade de quebra de silhueta e podem ser usados para fazer o torniquete, em casos de socorro a feridos”, afirma trecho da nota da PM.

O keffiyeh no mesmo padrão de uso do líder terrorista Palestino Yasser Arafat. Foto tirada em manobra com Forças Especiais do Exército Brasileiro. Foto - FAB   

O keffiyeh ficou conhecido na década de 60, através de Yasser Arafat, ex-presidente da Organização pela Libertação da Palestina e ex-líder do Fatah, grupo extremista islâmico que governa a Cisjordânia. Depois de inspirar os seguidores de Arafat, o lenço se tornou símbolo do nacionalismo palestino. Porém, sua origem se dá aos povos nômades da Península Arábica, que usavam lenços para se proteger do sol e da areia. Os panos coloridos também serviam para identificar as tribos.

Além de ter um significado político, religioso e cultural árabe, para os palestinos o keffiyeh é um símbolo do movimento pela libertação da Palestina e de louvor a Deus.

Nota DefesaNet
O "Shemagh / Keffiyeh" tornou-se um equipamento padrão de todo membro de Força Especial de qualquer país. As Forças Especiais do Brasil, ver vídeo e foto acima, o usam, inclusive as Forças Americanas (SEALS, RANGERS, etc).

É possível que até os membros das Forças Especiais de Israel adotem o "Shemagh / Keffiyeh".

Nas palavras de um FE para DefesaNet :

"É muito prático porque protege do vento frio, de queimaduras de sol, serve de toalha, de tipóia e de atadura para ferimento, etc. "

Portanto não passa de uma atrapalhada politicamente correta, do Sr Consul Honorário israelense, no Rio de Janeiro.
O Editor

CRÉDITOS DA MATÉRIA: DEFESANET.COM.BR

USE E ABUSE DO SEU SHEMAGH, SE PROTEJA.

Comentários

  1. NADA DE preconceito, o shemagh é um baita item de sobrevivência. Quanto mais se estuda o Shemagh, mais e mais aplicações aparecem para uso do lenço num cenário de sobrevivência. Vamos de Shemagh!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 SOLDADOS REAIS!